Reino Unido da Liberdade celebra 40 anos, neste fim de semana

Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade completa 40 anos no próximo domingo, 05, mas a festa de comemoração já começa no sábado, 04, a partir das 17h. Para agitar a comunidade do bairro Morro da Liberdade e adjacências, na zona Sul, a agremiação preparou um grande encontro com muito pagode e samba, no Butekão do Reino Zé Picanço, área externa do Terreirão do Samba Mãe Zulmira Gomes.

Quem vai começar animando o público é o grupo Amigos do Bosquinho Poeta, seguido por Pagode dos Mestres e Poder A+, que prometem não deixar ninguém parado. Participação pra lá de especial de Lucinho do Samba e muitos outros convidados. À meia-noite, acontece o tradicional parabéns ao som de Nego Léo e Bateria Furiosa. Fechando a noite, Mário Moral traz um repertório com vários ritmos pra embalar todo mundo.

A festa é portões abertos, sem cobrança de ingresso e mesas liberadas. É obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e a apresentação da Carteira de Vacinação com pelo menos a primeira dose contra a Covid-19.

*Sobre o GRES Reino Unido da Liberdade*

O GRES Reino Unido da Liberdade desenvolve vários trabalhos para o aperfeiçoamento do Carnaval. Durante o ano todo, e não somente no período carnavalesco, desenvolve atividades artístico-culturais dentro da quadra, como rodas de samba, ensaio de grupos folclóricos, oficinas de música e dança, entre outras. Tem também um grande trabalho realizado pelo Instituto Reino do Amanhã, que trabalha com crianças e adolescentes em diferentes áreas. Como resultado, hoje, é a única escola de samba de Manaus a levar um público superior a cinco mil pessoas em todos os ensaios de rua e uma das poucas escolas a lotar a arquibancada na noite do Desfile.

Em seus 39 anos de existência, o Reino Unido da Liberdade disputou 31 títulos, sagrando-se 13 vezes campeão do Grupo Especial de Manaus. Seu último título foi em 2019 com o enredo “Tambores, Crenças e Costumes Afro-Brasileiros – A Benção Mãe Zulmira”.

Nos últimos 15 anos, conseguiu conquistar 15 troféus, o que a transforma na única escola de samba do país a realizar tal feito. Foram 7 títulos de campeã (2011, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019), 6 de vice-campeã (2006, 2007, 2009, 2010 e 2015, 2020), e 2 de terceiro lugar (2008 e 2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: