Eslováquia – Um paciente teve um olho saudável removido e ficou totalmente cego após médicos se enganarem durante um procedimento cirúrgico. O erro grosseiro foi cometido em um hospital da Eslováquia, no final de junho, que reconheceu a falha e pediu desculpas pelo ocorrido.
“Somos muito sensíveis a este trágico evento”, disse Eva Kliska, porta-voz do Hospital Ružinov, onde o olho errado foi extraído. Como o caso ainda está sob investigação de autoridades policiais e de saúde, detalhes foram mantidos em sigilo.
O paciente não identificado se consultou no hospital e foi-lhe recomendado um procedimento cirúrgico para remover um olho, com um problema que não foi revelado. Os cirurgiões retiraram o olho saudável, ao invés do doente.
Segundo a agência de notícias TASR, o hospital afirmou que o erro “era único” e estava “ajudando o paciente a lidar com o trauma”. Como medida adicional, o médico apontado como responsável pelo erro grosseiro, deixou de trabalhar diretamente com pacientes.
Peter Kováč, advogado de direito penal e legista, afirmou à agência que a vítima do erro médico pode pedir uma indenização que pode chegar “a dezenas de milhares de euros”.