O compromisso com a vida fez um enfermeiro empurrar uma maca com um paciente de Covid-19, fugindo do engarrafamento, para chegar ao hospital mais próximo com recursos de atendimento.
O engarrafamento formado na Rodovia BR-230, no município de Itaituba, no Pará, já estava com três dias e dificultava a ambulância de chegar ao seu destino.
O profissional da saúde, desbrava a rodovia na tentativa de seguir com o paciente em cima de uma maca pela estrada sem acostamento. O enfermeiro teria levado o paciente por cerca de 2 km.
O fato é que pelo menos 5 mil carretas estão estacionadas em toda a extensão da via enquanto aguardam o acesso à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós.
Esta é a principal rota para o escoamento de commodities agrícolas na região. A situação já dura três dias. Felizmente, o paciente foi atendido em um hospital e tem seu quadro estável.
O paciente teria saído do município de Rurópolis para o Hospital Regional do Tapajós em Itaituba e, mas com o congestionamento, os enfermeiros resolveram seguir a pé, passado algum tempo, a ambulância veio ao encontro do enfermeiro e seguiu destino.
. “A Sespa informa, ainda, que o paciente está sendo tratado para covid-19, internado em leito clínico e que seu estado de saúde é estável.”